Prof. Pedro Paulo – Tecnologia, Sociologi@ & Filosofi@

A Tecnologia como ferramenta a serviço da Educação

Plano de Ensino – Unidade I

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Plano de Ensino apresentado como atividade da Unidade I, da disciplina de Didática e Metodologia do Ensino Superior, do curso de pós-graduação em EaD, do IFNMG.

INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS – IFNMG

POLO DE EaD ARINOS

 

PLANO DE ENSINO

CURSO

UNIDADE

Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior

Polo de Ensino a distância – Arinos

DISCIPLINA

PROFESSOR

Metodologia do Ensino a Distância

Pedro Paulo Pereira Brito

ANO

PERÍODO

CARGA HORÁRIA TOTAL

2013

05/02/2013 a 08/06/2013

80h

 

EMENTA

Análise histórica e conceitual da EAD; Componentes e Recursos da EAD; Política e legislação brasileira de EAD; A arte de estudar a distância.

OBJETIVOS

 Gerais Repensar a prática educativa, identificando possíveis contribuições da Tecnologia Educacional, aplicando os recursos da tecnologia disponíveis, tendo como pressuposto a relação dinâmica e interativa dessa atividade em prol da qualidade do processo ensino e aprendizagem.

Específicos

  • Reconhecer a importância das Novas Tecnologias Educacionais para a formação do sujeito.
  • Utilizar as Novas Tecnologias Educacionais em prol do desenvolvimento e formação sócio cultural do cidadão inserido no mundo globalizado;
  • Conhecer e utilizar os recursos oferecidos pelas NTIC no ensino aprendizagem;
  • Analisar, criticar, indicar e orientar na escolha dos recursos assim como conhecer sua aplicabilidade nas atividades pedagógicas;
  • Aplicar, criar, intervir e integrar a TIC às diferentes áreas do conhecimento.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

I – Visão Histórica da Educação a Distância

1. O que é a EAD?

2. Histórico da EAD

2.1. EAD no Brasil

II – Teoria e Prática Tutorial em EAD

1. A Cultura Docente da Educação a Distância

2. O Professor Tutor e a Tutoria

3. Desenvolvimento da Ação Tutorial

4. Programação da Ação Tutorial

III – Planejamento em Educação a Distância

1. O Planejamento em Educação a Distância

1.1. O papel do Planejamento

1.2. A Concepção do Curso

1.3. O tratamento Pedagógico

1.4. O processo de Avaliação

2. O Planejamento de um CA (Centro Associado): visão geral

IV – Componentes e Recursos da EaD

1. O Material Didático

2. O uso de Tecnologias na EAD

3. Usos Pedagógicos do Material Didático e das Mídias em EaD

      

V – Política e Legislação Brasileira de EAD

VI – A arte de estudar a distância

 

METODOLOGIA DE ENSINO

A disciplina dar-se-á de forma que permita maior interação e numa perspectiva dialógica, com atividades a distância realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem e um encontro presencial para apresentação da disciplina promovendo assim uma interação mais intensa entre os cursistas.Também será utilizado o telefone celular para troca de mensagens que promovam a interação entre cursistas/cursistas, professor/cursista.O professor formador poderá se utilizar das atividades que constam no caderno didático ou poderão propor outras atividades. O fórum de discussão das atividades ficará aberto durante todo o estudo.

As atividades incluirão:

  • Participação nos Fóruns de discussão, não apenas respondendo aos questionamentos mas também enviando perguntas e questionando aos colegas e professores.
  • Seminário, durante o(s) encontro(s) presencial (ais);
  • Avaliação escrita, durante o(s) encontro(s) presencial (ais);
  • Avaliação on-line;
  • Participação nos Chats.
  • Envio de atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
  • Envio de e-mail para a tutora presencial que ficará responsável pelo reenvio ao responsável pela disciplina.

 

 

RECURSOS DIDÁTICOS

  • Módulo Didático;
  • Hipertextos disponibilizados no AVA;
  • Vídeos diversos;
  • Computador conectado à Internet.
  • Aparelho telefônico celular

 

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

 

Aspecto a ser avaliado:

  • Domínio do conteúdo abordado na disciplina.
  • Interação do cursistas com outros cursistas e também a interação destes com tutores e professores.

Instrumentos de avaliação:

  • Exercícios avaliativo segundo Caderno Didático. – 20 pontos
  • Avaliação a distância com prioridade para a Participação nos fóruns – 20 pontos
  • Avaliação Escrita presencial – 50 pontos
  • Apresentação de seminário – 10 pontos.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BORTOLINI, Neide das graças de Souza. SICA, Fernando Cortez. Educação e Informática: um diálogo essencial. Ouro Preto: UFOP, 2007

BRASIL. Casa Civil. Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em <www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 27 fev. 2013.

BRASIL. MEC. SEED. Projeto TV Escola. Disponível em http://www.mec.gov.br/seed/tvescola.shtm. Acesso em: 27 fev. 2013.

BRASIL. MEC. SEED. Projeto PROFORMAÇÃO. Disponível em http://www.proform/default.shtm. Acesso em: 27 fev. 2013

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 19. ed. São Paulo:Paz e Terra, 1996.

GIL, Carlos Antônio. Metodologia do ensino superior. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

LANDIM, Cláudia Maria das Mercês Paes Ferreira. Educação à distância: algumas considerações. Rio de Janeiro: s.n.1997.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

MOURA, Tânia Maria de Melo. Metodologia do ensino superior: saberes e fazeres da/para a prática docente. 2. ed. Maceió: EDUFAL, 2009.

FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org). Formação continuada e gestão da educação. São Paulo: Cortez. 2003

SARTORI, Ademilde; ROESLER, Jucimara. Redação de textos para EAD: do impresso ao on-line. In:

______. Educação Superior a distância: gestão da aprendizagem e da produção de materiais didáticos impressos e on-line. Tubarão: Unisul, 2005.

SILVA, Eurides Brito da (Org.). A educação básica Pós LDB. São Paulo: Pioneira Educação, 1998.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARROS, D.M.V. Educação a distância e o universo do trabalho. Bauru: EDUSC, 2003.

CITELLI, Adilson (coord.). Outras linguagens na escola: publicidade, cinema e TV, rádio, jogos, informática. São Paulo: Cortez, 2000. Coleção Aprender e ensinar com textos; v.6

PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.

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Sobre brito964

Nascido em Belo Horizonte - 44 anos. Pedagogo. Professor/Analista da Educação. Educação. Tecnologia. Aprendizagem em Ambientes Colaborativos. Casado. Arinos - MG.

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Informação

Publicado em 03/03/2013 por em Ensino a Distância.
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