Prof. Pedro Paulo – Tecnologia, Sociologi@ & Filosofi@

A Tecnologia como ferramenta a serviço da Educação

TeCeNdO o SaBeR…

Tecendo o Saber

Tecendo o Saber

Uma aranha tecendo a sua teia, o tecelão trançando os fios no tear, a feitura do crochê, do tricô, do bordado. Todas essas práticas nos remetem à delicadeza, paciência, dedicação na realização de uma tarefa que, ao final, culmina com a admiração, a sensação de dever cumprido e, em muitos casos, com o encher as vistas, o coração e, por fim, a alegria de saber que contribuiu para que a beleza ou algo útil fosse criado.

Será diferente a nossa tarefa? No escolher uma forma de atuação, basear nessa atuação a distribuição dos conteúdos e, por fim, a melhor parte: Dividir com os alunos as propostas existentes. Não, nossa tarefa não é muito diferente das citadas acima. Com delicadeza, dedicação, paciência, ajudamos a tecer os fios do saber, do conhecimento, e essa é uma tarefa por demais envolvente, instigante e, às vezes, árdua. Ela também pressupõe parceria, a parceria dos alunos, que nem sempre se faz presente.

Não lamentemos, sigamos, dediquemo-nos. Não esperemos que os frutos sejam colhidos a curto e médio prazo. Talvez só nos caiba espalhar essas sementes do saber. Mais adiante, quando talvez nem esperemos mais, é bem provável que contemplemos o tal fruto. Que fruto? A contemplação da transformação do outro, daquele aluno que cresceu, floresceu, está também espalhando sementes. Só isso já vale o trabalho de toda uma vida.

Sigamos adiante colegas. Façamos a nossa parte na construção de uma nova realidade, que só será possível mediante o nascimento e transformação das pessoas. E nesse processo, nós professores somos… indispensáveis.

Se trabalharmos com uma grande vontade de que tudo dê certo, boa parte do caminho terá sido trilhada. Não esmoreçamos.

Vera Lúcia Araújo da Silva é formada em Psicologia, tem mestrado em Biblioteconomia e experiência de sala de aula com o ensino superior, ministrando conteúdos de Psicologia da Educação. Contato: verasilva12@yahoo.com.br

Anúncios

Sobre brito964

Nascido em Belo Horizonte - 44 anos. Pedagogo. Professor/Analista da Educação. Educação. Tecnologia. Aprendizagem em Ambientes Colaborativos. Casado. Arinos - MG.

7 comentários em “TeCeNdO o SaBeR…

  1. Olá Profº Pedro Paulo, tudo bem? Olha amigo, eu visitei os sites sugridos, e gostei muito, pois todos são bons e nos leva a novos e importantes conhecimentos com muitas e otimas opções, porém, o que eu mais gostei foi o sites nova escola, pois este nos mostra muitas sujestões e formas de desenvolver um melhor trabalho, sobre tudo a gente que está empenhado nesta função de educador.

    José Rodrigues de Oliveira E . E. de Boqueirão.

  2. NENHUM AMENOS, um filme relatando um acontecimento real, ocorrido na província Shuinquan na China, região em que no ano 2008, sofreu um grande abalo, com um terremoteo que matou milhares de chineses. O filme nos mostra a situação de uma escola na China, com a falta de infra-istrutura, que há uma grande semelhança com muitas escolas Brasileiras,onde há falta de infra-istrutura e há também um grande número de evasão escolar, que é um fato que acontece lá e acontece muito no Brasil e prejudica muito as crianças que muitas vezes são escravas do trabalho infantil, que é o que mais prejudicam as crianças, porém, valeu muito o empenho da professora Wei Minzhi, que com todas as dificuldades conseguiu com a ajuda da televisão local, encontrar o aluno que havia evadido da escola e trase-lo de volta a escola, e ainda conseguiu uma ajuda para a escola, exemplo a ser seguido, pois a grande luta da professora superou as dificuldades.

    José Rodrigues de Oliveira E. E. De Boqueirão.

  3. Caros colegas, como foi bom! participar deste curso de capacitação de informática, confesso a vocês que me sinto muito honrrado, pois consegui um bom rendimento, e ja estou tendo intimidade com o computador, inclusivel eu visitei o sites: http://www.globo.com.br/globorural, que tanto eu queria conhecer, e fiquei entusiasmado com as reportágens que eu queria rever, pois eu gosto muito de acompanhar o globo rural , para mim foi uma maravilha este curso, tenho muito a agradecer a Deus por ter me concedido mais esta obra, e sobre tudo por ter nos enviado aqueles que tão bem nos conduziram neste curso, os ilustres amigos e mestres: Juliana e Pedro Paulo.

    José Rodrigues de Oliveira

  4. Análise do Filme

    Nenhum Amenos

    Nenhum amenos é um filme que mostra a sala do professor Gao , com uma professora substituta que tenta mostrar seus alunos na escola numa aldeia distante da China, logo um filme sobre o problema da evasão escolar, é evidente que este é o tema maior abordado no decorrerdo filme, problemas não só dos chineses, mas vale apenas ressaltar, que ofilme apresenta várias partes para uma visão mais aprofundada da crise na educação(o problema da educação bancŕia tradicional)
    Chamou nais minha atenção, logo no início,é a pobreza da escola e a de seus membros. É uma situação tão desesperadora e precária que a professora só poderia usar um giz por dia. vários de seus alunos dormem na escola em cama iprovisada de carteiras. Esse conflito de ambiente público e privado(escola e casa,respectivamente) se traduz no cuidado e na valorização que os alunos dão as coisas mais simples como giz usado pela professora Wei.
    Já no começo da história, em uma briga com seu aluno mais desregrado e rebelde, Zhang, a professora acaba esmagando o giz que o professor Gao lhe deixara. O fato é lamentado com o pesar no diário de uma das alunas que dormia na escola. Só aí Wei passa a realmente dar importância aquele recurso insignificante, mas único da escola.Até então a escola era cuidada apena nas por quem via nela sua própria casa; como rescem-chegada, foi necessário que Wei aprendesse aos poucos o que cada coisa era significativa ali.
    O primeiro motivo da evasão escolar é mostrado claramente quando a menina atleta tem chance de escapar da pobreza e, por mérito próprio, fazer parte das vitórias da nação chinesa. É certamente, uma chance rara e única , que lhe possibilitará o acesso a outros lugares e a uma nova e melhor educação de qualidade, quando isso ocorre, o outro lado se exoõ e com clareza : todos os outros alunos ficam, permanecem na escola poupérrima e desta forma, estão excluidos de qualquer possibilidade de educação e salvação. Neste caso, um amenos na escola do professor Gao, significa justamente o contrário. A menina é só mais uma que conseguiu escapar do ciclo de pobreza que atinge todo o restante.
    A pobreza continua fazendo vítimas. Agora ela é a causa direta da ausência de outro aluno, desta vez o menino Zhang , que parte para a cidade a procura de um emprego que possa sustentá-lo e a sua família. Este é o momento da grande virada da escolinha, que deixa de ser um depósito de pobreza e de sofrimento para torná-se o cenário de transformação, promovido pela uniçao de professora e alunos.
    Impulsionada pelo dever de ir atrás do aluno perdido,Wei e os alunos se juntaram ao redor de contas; ela mesma não sabia resolvê-las de ir em busca do aluno Zhang. Depois da contas, vem o heróico esforço, promovido pelas criânças, de carregar tijolos para conseguir dinheiro necessário. Alguns viram nisso exaltação de trabalho infantil, mas o que entendo foi justamente o contrário. São crianças que se sacrificam para salvar uma outra criança como elas.
    Se o trabalho infantil é uma das maiores causas da evasão escolar em todo mundo, neste ele se apresentou como uma opçao desesperadora para acabar com o mal que lhe foi imposto. Qualquer umdos alunos poderia ser o protagonista do drama vivido por Zhang; trata se de um problemaque no fundo, é de todos. O que vimos foi mobilização da sociedaqde ( neste caso dos colegas de classe de escola e Zhang) emtorno de um problema único, com as únicas armas simplesmente disponíveis a uma classe de criança semi-analfabetas sem muitas alternativas foram carregar tijolos.
    A postura de Wei e seus alunos mostra um progresso em todos os níveis na “educação” oferecida pela escola. A união das crianças e sua preocupaçaõ com o colega tornou a todos responsáveis por ele indiretamente, pela evasão escolar. Responsabilidade social não foi certamente o único aprendizado. O senso de divisão mostra-se tanto no trabalho quanto na união , como notamos no momento em que eles repartem entre si a coca-cola.
    Além do fracasso escolar em 2008,houve um grande terremóteo que morreu muita gente na china, aumentando ainda mais ofracasso escolar.
    Na minha concepção , o esforço da professora Wei, não foi somente pelo dinheiro , mas sim pelo fato de cumprir com seu compromisso com o professor Gao, e mostrar que realmente ela era uma professora compromissada.
    O malefício causados as criança é que houve muito esforço de uma forma brutal , em defender recurso para a libertação de um colega, mas por outro lado servio de uma estratégia de solução para vencer obstáculo em determinada situaçao, por exemplo; os cálculo em matemática que surgio do momento da necssidade de calcular a quantia do dinheiro do resgate, onde houve aprendizado de todos os alunos.

    Lídia Barbosa Maciel
    Escola Estadual de Boqueirão
    Professor : Pedro Paulo Pereira Brito.

  5. Caros colegas, como foi bom! participar deste curso de capacitação de informática, confesso a vocês que me sinto muito honrado, pois consegui um bom rendimento, e ja estou tendo intimidade com o computador, inclusive eu visitei o sites: http://www.globo.com.br/globorural, que tanto eu queria conhecer, e fiquei entusiasmado com as reportágens que eu queria rever, pois eu gosto muito de acompanhar o globo rural , para mim foi uma maravilha este curso, tenho muito a agradecer a Deus por ter me concedido mais esta obra, e sobre tudo por ter nos enviado aqueles que tão bem nos conduziram neste curso, os ilustres amigos e mestres: Juliana e Pedro Paulo.

    LÍDIA BARBOSA MACIEL

  6. Olá Juliana, sinto-me horrada pela participação do curso de capacitação de informática, pois, já sinto com uma certa intimidade com o computador.
    Visitei o site http://www.ativiadeseducativas.com.br,em alfabetização, o mesmo sugere muitas atividades de matematica envolvendo as 4 operações fundamentais no contexto, usando material concreto. O site mostra muita sugetão para melhorar e ampliar o meu conhecimento e desenvolver um bom trabalho com meus alunos.
    Eunice Nogueira Borborema
    Escola Estadual Manoel dos Santos
    Espinosa

  7. Olá Juliana, tudo bem! Visitei o site http://www.atividadeseducativas.com.br, foi muito bom, o mesmo sugere muitas atividades para ampliar o meu conhecimento e desenvlver um bom trabalho com meus alunos.

    Eunice Nogueira Borborema

Deixe uma resposta ou Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 10/06/2009 por em Uncategorized.
%d blogueiros gostam disto: