Prof. Pedro Paulo – Tecnologia, Sociologi@ & Filosofi@

A Tecnologia como ferramenta a serviço da Educação

Novo século, experiências e estratégias novas

Familiares, amigos e demais especialistas estão prontos para compartilhar com você este momento. Afinal, ajudar todos podem, mas o fazer só depende de você.

“Conta-se que duas moscas estavam voando e ambas caíram em um copo de leite. Uma delas rapidamente afundou e morreu, enquanto a outra, que se debatia desesperadamente, acabou por fazer uma nata no leite e pode utilizar esta superfície para apoiar-se e sair voando.

Sentindo-se poderosa com sua conquista, nada temeu e quando caiu em outro copo, imediatamente começou a debater-se.

Outra mosca que por ali passava pousou na borda do copo e vendo-a já exausta, tentou avisá-la que havia um canudo pelo qual poderia subir e sair de lá mais facilmente.

Sem dar-lhe ouvidos, continuou agitando-se até perder as forças e afundar na água

Moral da história: novas situações exigem novas estratégias.” Autor desconhecido.

Os resultados para procedimentos habituais já são conhecidos. Comece revendo seu perfil como aluno e se não estás satisfeito com seu rendimento escolar, verifique o que tem lhe causado dificuldades (falta de dedicação, problemas em casa, sua saúde, a disciplina, o conteúdo, medo, o branco, o tempo… )

Realize as tarefas com antecedência suficiente para pedir ajuda quando não der conta dos conteúdos solicitados. Confira se o material necessário está organizado e disponível e observe o tempo utilizado para realizá-las.

Lembre-se: “Se estudarmos um pouco todos os dias não precisaremos ficar o dia todo estudando.” Crie uma rotina. Em pouco tempo, estudar tornar-se-á um hábito e consequentemente um prazer.

Testando o ato de estudar

Leia com atenção as questões abaixo e responda sim, não ou às vezes. Some os pontos obtidos e verifique seu atual perfil de estudante.

A. Como leio um registro?
1. Releio o texto várias vezes até entendê-lo.
2. Tenho dificuldade para destacar o que é mais importante.
3. Quando não conheço uma palavra, procuro-a no dicionário.
4. Faço revisão da matéria estudada.
5. Se fizer anotações enquanto o professor estiver falando, perco parte do que foi dito.

B. Como vai minha concentração e distribuição do tempo para estudos e relações sociais ?
1. Tenho dificuldades para me concentrar e reter o que li. Mal terminei, já esqueci.
2. Quando é hora de estudar, demoro para acordar e ficar pronto. Fico sonhando acordado enquanto estou estudando.
3. Fico um tempão esperando a inspiração chegar para poder começar a estudar.
4. Antes de estudar, priorizo outras atividades (TV , computador, telefonemas, etc.).
5. Gosto de estudar sozinho.
6. Descuido dos prazos para entrega de trabalhos e eles ficam malfeitos.
7. Fico muito tempo sem fazer nada ou distraindo-me com outras coisas e sobra pouco tempo para estudar.
8. Tenho uma vida social intensa e pouco tempo para estudar.
9. Preparo-me vendo a matéria antes de estudar em grupo.

C. Como são minhas atitudes e hábitos de estudo ?
1. Em dias de prova “dá branco”.
2. Me preparo mentalmente antes de dar uma resposta em uma avaliação ou redigir um texto.
3. Entrego as avaliações sem revisar as respostas dadas.
4. Ao estudar, só passo para o tema seguinte quando tenho certeza de ter aprendido o assunto anterior.
5. Relaciono os conteúdos estudados nas diferentes disciplinas. Percebo que um mesmo tema pode ser abordado de diferentes maneiras de acordo com a disciplina estudada.
6. Relaciono um novo conteúdo a um conteúdo já estudado. Faço resumos e esquematizo o que aprendi.
7. Presto atenção nas instruções antes de começar uma avaliação.
8. Quando me pedem para recorrer a algum conteúdo já estudado, parece que estou ouvindo falar disso pela primeira vez.
9. Estudo só o que me pedem.
10.Tenho dificuldades para assimilar os assuntos devido ao sono e cansaço. Sinto-me indiferente.
11. Tenho dificuldades para estudar um assunto quando não gosto da matéria ou do professor.

Some os pontos e verifique o resultado obtido:

Questões       (A)

(B)

(C)

Sim   Não  Às vezes

Sim  Não  Às vezes

Sim  Não  Às vezes

01

3      1        2

1     3        2

1     3        2

02

1      3        2

1     3        2

3     1        2

03

3      1        2

1     3        2

1     3        2

04

3      1        2

1     3        2

3     1        2

05

1      3        2

2     1        3

3     1        2

06

1     3        2

3     1        2

07

1     3        2

3     1        2

08

2     3        1

1     3        2

09

3     1        2

1     3        2

10

1     3        2

11

1     3        2

De 25 a 39
Estás errando na metodologia de estudo. Reorganize-se (horário e forma de estudo), distribuindo melhor o tempo que dedicas ao conteúdo de cada matéria.

De 40 a 65
Utilize os pontos positivos observados em sua forma de estudar para avaliar e reestruturar os pontos que estão prejudicando seu desempenho. Modifique pontos estratégicos em sua rotina de estudo para alcançares melhores resultados.

De 66 em diante
Continue assim. Você tem desenvolvido excelentes hábitos de estudo. Parabéns!

Dicas
Observe-se e registre o período do dia em que rendes mais e trace seu plano de estudo:
– tempo para atividades fixas
– descanso, alimentação, higiene, deslocamentos, horários das aulas, cursos extracurriculares, esporte…
– tempo para a rotina necessária à melhoria da aprendizagem.
– tempo para ir além do necessário.

À medida que você interagir com a rotina sistematizada para realizar as tarefas e rever os conteúdos abordados em sala, verificarás que, em pouco tempo, estarás dando mais atenção aos conteúdos trabalhados durante as aulas e privilegiando o desafio nas revisões, utilizando, para tal, menor tempo para fixação dos mesmos.

Tenha o aprimoramento como filosofia de vida. Desafie-se. Compartilhe suas descobertas. Ensinar é a melhor forma de aprender. Sucesso.

Texto elaborado pela equipe pedagógica do Colégio Universitário Taboão e enviado por Fátima Rocha, graduada em Pedagogia com habilitação em Administração, Orientação e Supervisão Escolar, pós em Psicopedagogia Institucional e Clinica, em Inclusão-Necessidades Educacionais Especiais e em Neuroeducação. elaborado pela equipe pedagógica do Colégio Universitário Taboão. Para contato, envie e-mail para fatima@universitariotaboao.com.br

Questões       (A)

(B)

(C)

Sim   Não  Às vezes

Sim  Não  Às vezes

Sim  Não  Às vezes

01

3      1        2

1     3        2

1     3        2

02

1      3        2

1     3        2

3     1        2

03

3      1        2

1     3        2

1     3        2

04

3      1        2

1     3        2

3     1        2

05

1      3        2

2     1        3

3     1        2

06

1     3        2

3     1        2

07

1     3        2

3     1        2

08

2     3        1

1     3        2

09

3     1        2

1     3        2

10

1     3        2

11

1     3        2

Anúncios

Sobre brito964

Nascido em Belo Horizonte - 44 anos. Pedagogo. Professor/Analista da Educação. Educação. Tecnologia. Aprendizagem em Ambientes Colaborativos. Casado. Arinos - MG.

Deixe uma resposta ou Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 31/05/2009 por em Uncategorized.
%d blogueiros gostam disto: